Inspiração para melhorar o seu Home Office

Está a trabalhar em casa? Se sim, este artigo é para si. O trabalho em casa traz muitas dificuldades – comunicação com a sua equipa, organização do seu trabalho, conciliação do seu trabalho com as tarefas diárias – e, se tiver filhos em casa, tem ainda de encontrar a melhor forma de se manter produtivo enquanto ajuda os mais pequenos com as tarefas da escola ou pensa em brincadeiras para os entreter.

O que não deve ser uma dificuldade acrescida é ter um espaço preparado para trabalhar. Quer já tenha um escritório em casa, quer esteja a utilizar uma secretária improvisada, há uma série de alterações que pode fazer para se manter focado e zelar pelo seu bem-estar e produtividade.


1. TRABALHE NUMA CADEIRA CONFORTÁVEL

De forma a manter uma boa postura e a sua saúde, é importante que tenha uma cadeira que se adapte à sua fisionomia e estrutura. Procure peças confortáveis e com um bom suporte para as costas, de forma a que estar sentado à sua nova secretária (ou mesa) não se torne prejudicial.

2. TENHA UMA LUZ ADEQUADA

Com algumas horas de trabalho, é normal que os seus olhos fiquem cansados. De forma a que isto não aconteça, é importante que trabalhe com uma boa luz e que evite ter a luminosidade dos seus dispositivos eletrónicos muito alta.


3. ORGANIZE OS SEUS DOCUMENTOS

A parte mais difícil de trabalhar em casa pode ser a organização. Se trabalha com muitos documentos – ou gosta de escrever a sua lista de tarefas – é importante que os mantenha à mão, de forma estruturada.

4. UM AMBIENTE QUE O INSPIRE

Para que consiga maximizar a sua eficiência, também é importante que se sinta feliz e inspirado no ambiente em que trabalha. Escolha algumas peças decorativas e coloque-as estrategicamente, para que, quando olhe em volta, consiga relaxar da pressão diária do seu trabalho.


Depois de preparar o ambiente de escritório ideal para si, é tempo de começar a trabalhar. Procure fazer uma alimentação saudável e não se esqueça de fazer pausas, de forma a melhorar a sua concentração e aumentar a sua eficiência. Mantenha contacto com os seus colegas de trabalho, através das plataformas digitais da sua empresa, de forma a manter-se a par dos acontecimentos da empresa, e, se precisar de motivação extra, não hesite em pedir ajuda à sua equipa ou chefia. Uma coisa é certa: com a renovação do seu escritório, o seu dia a dia correrá melhor.