Vender Casa

Doutor Finanças


Artigo desenvolvido em parceria com o Doutor Finanças
 

O Doutor Finanças cuida da saúde financeira dos portugueses. Pedir ajuda a um especialista em finanças pessoais não é um ato destinado apenas a pessoas com muito dinheiro ou que pretendem fazer investimentos. Os serviços gratuitos do Doutor Finanças estão disponíveis a todos, em quatro frentes de atuação: Crédito Habitação, Crédito Consolidado, Seguros e Formação em Finanças Pessoais.

DETALHES QUE O VÃO AJUDAR A VALORIZAR O SEU IMÓVEL


Comprar uma casa nova

A decisão de vender um imóvel é sempre um momento importante na vida das famílias. Mesmo quando vamos comprar uma casa nova. Mesmo com melhores condições, esta é sempre uma decisão emocional com muita influência no seio familiar.
No entanto, apesar na ligação emocional, esta é também uma decisão financeira de grande impacto no orçamento familiar e pessoal. Assim, no final do dia, trata-se de um negócio e deve ser lucrativo e não o inverso. A pensar nisso, chamamos à atenção para 3 detalhes que o vão ajudar a aumentar o valor comercial da sua casa.

1 - PEQUENAS OBRAS AO IMÓVEL


Valorização do seu imóvel

Pintar as paredes, mudar alguns azulejos que se partiram ou passaram de moda, colocar chão flutuante ou envernizar as portas, são apenas alguns exemplos de pequenos arranjos ou obras de baixo impacto podem fazer muito pela valorização do seu imóvel
Tente perceber o que está no topo das preferências dos compradores dos últimos anos e pense a sua para eles. Consulte sites de especialidade, revistas de arquitetura e design ou procure a ajuda de um profissional da área. Uma vez decididas as mudanças que vai fazer, estabeleça um limite que pretende gastar (e não o ultrapasse!) e peça vários orçamentos. No final, vai ver que estes pequenos investimentos podem trazer-lhe um grande retorno.

2 - TENHA ATENÇÃO AOS ACABAMENTOS

Os acabamentos são um pormenor muito importante e não deve descurá-los! Se fizer obras não escolha os materiais mais baratos, escolha uma tinta melhor e tenha atenção ao envernizamento das portas.
Verifique ainda os armários da cozinha e casa de banho, devido à maior utilização e por serem zonas mais húmidas, são também mais propensas ao desgaste. Em alguns casos pode justificar-se mudar os móveis da cozinha ou azulejos da casa de banho, por exemplo. Se decidir deixar alguns eletrodomésticos verifique-os também.
Para um futuro comprador este poderá ser fator decisivo, não só o fará apaixonar-se pela sua vasa como não implicará um custo adicional.

3 - INVISTA EM ALGUMAS PEÇAS DE DECORAÇÃO

Bem sabemos que o comprador da sua casa não vai ficar com a sua decoração, mas os elementos decorativos certos nos sítios certo podem fazer a diferença no momento da visita. Despersonalize um pouco a decoração da sua casa invista em pormenores como uma jarra de flores na bancada da cozinha ou um espelho no hall de entrada.

4 - NÃO ESQUEÇA O MOMENTO DAS VISITAS

Vender a casa sozinho

No momento das visitas ao imóvel tenhas cuidados adicionais, quer vá vender a casa com ajuda de uma imobiliária ou sozinho.
Tente sempre marcar as visitas durante o dia, garanta que tem os móveis e chão a brilhar e invista ainda num ambientador, com perfume suave.
Crie ainda o ambiente certo, fale das vantagens de viver na zona e dos bons momentos que passou na casa. Desta forma, estará a dizer ao seu possível comprador que aquela é uma casa onde se sentirá confortável e feliz.